Começo a retomar com este post uma série que escrevi originalmente para o blog Innaugusta Style descrevendo as salas de cinema de rua na região da Avenida Paulista, em São Paulo.

maraba

Cine Marabá em 1945. Fonte: Revista Acropole: arquitetura, urbanismo e decoração.
Do blog Salas de Cinema de SP.

Por que cinema de rua?

As primeiras salas de cinema no mundo eram localizadas em teatros suntuosos frequentados pelas classes mais favorecidas. Rolava todo um glamour para prestigiar as sessões e a classe trabalhadora não acessava esse lazer. Com o tempo, a indústria do cinema foi crescendo e, para ampliar o público, promoveu a popularização dos complexos de cinema dentro dos shoppings centers (Cinemark, Play Arte, Kinoplex, etc.).

Complexos de cinema em shoppings centers são a base do chamado circuito comercial. Este circuito se contrapõe ao chamado circuito de arte, baseado principalmente em cinemas de rua.

Caixa Belas Artes no cruzamento da Consolação com a Paulista

Caixa Belas Artes no cruzamento da Consolação com a Paulista.

Por que Avenida Paulista? 

Aqui em São Paulo, as salas da primeira era do cinema na cidade se dividem em dois grupos:

As que ficam no centro velho, entraram em decadência e foram fechadas ou transformadas em igrejas e espaços para filmes pornô. O Cine Marabá, no térreo de hotel de mesmo nome, é uma exceção. Restaurado, adotou a bandeira Play Arte e faz parte do circuito comercial.

Na região da Avenida Paulista, a partir dos anos 70, começam a surgir salas com programação alternativa que resistiram, ganharam status de espaço cultural e estão na ativa até hoje. Filmes de arte, independentes e do mercado nacional têm espaço garantido nesse circuito alternativo de cinemas de rua da Paulista.

Outro ponto a se destacar é o fato de a região da Paulista contar com mais opções de transporte, sendo relativamente prático para se chegar partindo de qualquer ponto da cidade. A acessibilidade para deficientes, comparada ao padrão das cidades brasileiras, também é um diferencial tanto fora das salas quanto dentro delas.

Piso tátil e acessibilidade para cegos no CineSesc

Piso tátil e acessibilidade para cegos no CineSesc.

Quais salas integram o circuito da Paulista? 

Não há um circuito definido oficialmente. Fiz a seleção pensando nas salas que podem ser acessadas a pé a partir das estações de metrô na Paulista (principalmente Metrô Consolação).

Café do Espaço Itaú de Cinema

Café do Espaço Itaú de Cinema.

Comparativo das salas e mapa do roteiro

Preparei o comparativo a seguir com destaques e endereço de cada uma sala pra você percorrer o circuito como quiser.  Clique no nome da sala para acessar o site e conferir a programação em cartaz. 

CineSesc R. Augusta, 2075 Melhor cineclube e melhor bomboniére segundo Ranking Guia da Folha 2016.
Cine Livraria Cultura Av. Paulista, 2073 Ao lado da Livraria Cultura, um passeio à parte.
Reserva Cultural Av. Paulista, 900 Café com vista para a calçada da Paulista.
Caixa Belas Artes R. da Consolação, 2423 Programação diversificada e preços promocionais.
Espaço Itaú de Cinema R. Augusta, 1475 Maior número de salas. Café com pátio arejado e silencioso.

Consulte também o mapa a seguir para localizar as salas, note que são todas próximas á estações de Metrô. A CineSesc fica um pouco mais distante que as demais e você vai precisar enfrentar uma ladeira. Use também ônibus, táxi ou Uber se preferir. Bom passeio!

Mapa com o roteiro a pé de cinema de ruas na região da Avenida Paulista com a Rua Augusta.

Acesse aqui o mapa com o roteiro a pé de cinemas de ruas na região da Avenida Paulista com a Rua Augusta.