GAMES E EDUCAÇÃO: OI FUTURO, GOETHE INSTITUT E ESCOLA DA VILA

O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) aconteceu entre 24/06 e 02/07 em São Paulo e reuniu a comunidade gamer em rodadas de debates, negócios e premiações.

Uma das seções mais interessantes do evento foi a BIG Impact com palestras focando no impacto social, ambiental e cultural dos games. Os temas abordados foram desde jogos como ferramenta de educação  até como a indústria de games pode melhorar a vida nas cidades e apoiar a diversidade.

Palestra “BIG Impact – Experiências de aprendizagem baseada em jogos – Casos práticos”. Foto: Isaac Trabuco/Plexo Arts.

Assisti ao painel “BIG Impact – Experiências de aprendizagem baseada em jogos – Casos práticos”. A conversa foi mediada por Jean Tomceac do Coletivo Jogo Limpo. Foram três participantes:

Renata Akemi, da Escola da Vila, mostrou como a programação pode ser ensinada a crianças antes mesmo do ensino fundamental, usando Scratch Jr. Estes alunos, mesmo não alfabetizados, podem criar seus jogos e apresentar o projeto a outras turmas. Renata mostrou também que alunos de turmas mais avançadas criaram um projeto que extrapola os computadores e celulares. Colegas de outras turmas tinham de “caçar” um tesouro e as informações para chegar até ele estavam escondidas em QR codes espalhados por toda a escola. Também foi mencionado o MIT App Adventure como recurso para ensinar programação.

O palestrante seguinte, Luiz Francisco atua como educador na escola do Projeto Nave – Oi Futuro em Recife/PE. Ele mostrou como a programação entrou no currículo da Escola para apoiar o trabalho do professor, e não sobrecarregá-lo. Basicamente, fica óbvio que o projeto com games deve ser pensado considerando as atividades e grades atuais dos alunos e professores, pois ambos podem já estar com a agenda apertada. Outro ponto: estimular as meninas a atuarem mais com programação, pois elas ainda sentem, com razão, que a área de desenvolvimento de games é para os garotos.

Por fim, o Goethe Institut enviou um especialista para contar como estão investindo em aplicativos para aprender alemão. São jogos gratuitos que você pode baixar para jogar no celular. Literatour, por exemplo, explora narrativas de clássicos da literatura. Consulte também o Heiße Kartoffel outros games para aprender alemão.

Além das palestras do BIG Impact, o BIG Festival 2017 também ofereceu prêmio em dinheiro para o vencedor do Troféu BIG 2017 na categoria “Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social”. E o vencedor foi  Orwell (Osmotic Studios), da Alemanha. Confira quais foram os concorrentes e a lista de todas as categorias/vencedores do Troféu BIG 2017.

PITCHING NIGHT NO GOOGLE CAMPUS

A pitching night foi organizada em parceria com a Swissnex e a The Hive Brasil. Selecionados para o evento deveriam apresentar o seus jogos em 3 minutos com slides que trocavam automaticamente a cada 20 segundos. O formato de apresentação é baseado no estilo Pecha Kucha.

Interessante a escolha de participantes da ETEC Pirituba, uma escola técnica pública localizada na periferia de São Paulo. Grande parte dos participantes eram suíços e as apresentações, mesmo de alguns brasileiros, eram feitas em inglês. (Fotos por Isaac Trabuco/Plexo Arts)

ÁREA DE EXPOSIÇÃO – CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

As atividades do Festival BIG estavam concentradas no Centro Cultural São Paulo. Veja a seguir algumas cenas registradas no local. (Fotos por Isaac Trabuco/Plexo Arts)